Introdução:
Conhecer e cultivar a cultura da nossa cidade é muito importante. O patrimônio histórico é um dos elementos importantes da cultura local. Pelotas é conhecida pelo grande número de prédios históricos dotados de uma arquitetura belíssima.
O blog possui informações e imagens de dois locais importantes da história pelotense, o Parque da Baronesa e a praça Cel. Pedro Osório.
Tema: Cultivando o patrimônio histórico/cultural.
Público: 6º ano.
Tempo: Três encontros de duas horas aula.
Recursos: Poderão ser utilizadas páginas da internet que contenham informações dos locais (preferencialmente sites institucionais), vídeos do YouTube e fotos do Pinterest. Os estudantes poderão coletar material próprio, oriundo de fotografias e vídeos feitos nos locais pesquisados, bem como entrevistas feitas com a população usuária dos espaços. A produção da atividade será feita no laboratório de informática da escola, que deve conter acesso a internet.
Tarefa: Nessa atividade os estudantes deverão se dividir em grupos de no máximo 4 alunos para pesquisar sobre um prédio ou espaço histórico da cidade de Pelotas. O material coletado/produzido deverá ser organizado em formato de artigo, contendo textos explicativos, que seja possível publicar em um blog. Posteriormente o conteúdo pesquisado será disponibilizado no Blog da disciplina com o auxílio do professor.
Avaliação: A avaliação se dividirá em duas partes de igual peso. Primeiro os estudantes serão avaliados individualmente pela sua participação na construção do trabalho. A segunda parte da avaliação é o resultado final da atividade, se alcançou os objetivos da tarefa, se está correta do ponto de vista dos conteúdos apresentados e se a apresentação do material está adequada.
Conclusão: “Perdemos muito cada vez que nosso patrimônio é demolido, descaracterizado ou mutilado. É como se apagassem uma página de nossa história. São danos irreversíveis”. (Kother, PUC-RS).
Nesse contexto é importante cultivarmos e preservarmos nosso patrimônio histórico/cultural. Essa atividade visa trabalhar esse sentimento dentro dos estudantes de ensino fundamental, objetivando formar cidadãos mais conscientes dessa importante tarefa de preservação cultural.
domingo, 22 de outubro de 2017
Praça Coronel Pedro Osório
A Praça Coronel Pedro Osório é a principal praça na zona central da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Ao redor da praça encontra-se a Prefeitura Municipal de Pelotas, Grande Hotel de Pelotas, Theatro Sete de Abril, Secretaria de Finanças do Município, bancos privados, casarões e prédios históricos. Também próximos à praça é possível visualizar o Mercado Público de Pelotas, Teatro Guarany e o Calçadão de Pelotas.
A Coronel Pedro Osório está localizada no entroncamento entre as ruas XV de Novembro, Lobo da Costa, Princesa Isabel, Marechal Floriano, Rua Anchieta, Félix da Cunha e Barão de Butuí.
É considerada um símbolo do modelo de arquitetura histórica característico na cidade. No ano de 2007 a praça foi inteiramente revitalizada, juntamente com outros prédios históricos de Pelotas.
Fonte das Nereidas
Importado da França, pela Companhia Hidráulica Pelotense, em 1873, juntamente com mais três chafarizes, com a finalidade de ornamentar os jardins públicos e abastecer de água potável a população do seu entorno. Foi montado por Charles Zanota em 1874 e sua criação foi do escultor francês A Durenne-Sonnevoire. Este chafariz substituiu o pelourinho, erguido em 7 de abril de 1832, como símbolo da autonomia do município, onde eram os delinqüentes e os criminosos, com aviltamento, amarrados e publicamente castigados com açoites e também era local de compra e venda de escravos. O chafariz encontra-se na Praça Coronel Pedro Osório.
Feira do Livro
A Feira do
Livro de Pelotas é um evento promovido e realizado pela Câmara Pelotense do
Livro, lei 5501, no Rio Grande do Sul, Brasil, com o intuito de reunir no
entorno da Praça Coronel Pedro Osório as livrarias da cidade, além de contar
com uma programação bastante variada e abrangente de eventos culturais,
gastronômicos e turísticos.
No ano de
2017 está programada a realização da 45ª Feira do Livro de Pelotas, que terá início dia 1º de Novembro e termina 15 Novembro.
Localização
Assinar:
Comentários (Atom)

