Introdução:
Conhecer e cultivar a cultura da nossa cidade é muito importante. O patrimônio histórico é um dos elementos importantes da cultura local. Pelotas é conhecida pelo grande número de prédios históricos dotados de uma arquitetura belíssima.
O blog possui informações e imagens de dois locais importantes da história pelotense, o Parque da Baronesa e a praça Cel. Pedro Osório.
Tema: Cultivando o patrimônio histórico/cultural.
Público: 6º ano.
Tempo: Três encontros de duas horas aula.
Recursos: Poderão ser utilizadas páginas da internet que contenham informações dos locais (preferencialmente sites institucionais), vídeos do YouTube e fotos do Pinterest. Os estudantes poderão coletar material próprio, oriundo de fotografias e vídeos feitos nos locais pesquisados, bem como entrevistas feitas com a população usuária dos espaços. A produção da atividade será feita no laboratório de informática da escola, que deve conter acesso a internet.
Tarefa: Nessa atividade os estudantes deverão se dividir em grupos de no máximo 4 alunos para pesquisar sobre um prédio ou espaço histórico da cidade de Pelotas. O material coletado/produzido deverá ser organizado em formato de artigo, contendo textos explicativos, que seja possível publicar em um blog. Posteriormente o conteúdo pesquisado será disponibilizado no Blog da disciplina com o auxílio do professor.
Avaliação: A avaliação se dividirá em duas partes de igual peso. Primeiro os estudantes serão avaliados individualmente pela sua participação na construção do trabalho. A segunda parte da avaliação é o resultado final da atividade, se alcançou os objetivos da tarefa, se está correta do ponto de vista dos conteúdos apresentados e se a apresentação do material está adequada.
Conclusão: “Perdemos muito cada vez que nosso patrimônio é demolido, descaracterizado ou mutilado. É como se apagassem uma página de nossa história. São danos irreversíveis”. (Kother, PUC-RS).
Nesse contexto é importante cultivarmos e preservarmos nosso patrimônio histórico/cultural. Essa atividade visa trabalhar esse sentimento dentro dos estudantes de ensino fundamental, objetivando formar cidadãos mais conscientes dessa importante tarefa de preservação cultural.
Interessante sua proposta de trabalho, nessa idade de 11 anos as crianças ficam muito estimuladas com essas atividades, alem de que conhecer o patrimônio que lhe cerca.
ResponderExcluir