domingo, 22 de outubro de 2017

Webquest - Cultivando o patrimônio Histórico/Cultural

Introdução:

Conhecer e cultivar a cultura da nossa cidade é muito importante. O patrimônio histórico é um dos elementos importantes da cultura local. Pelotas é conhecida pelo grande número de prédios históricos dotados de uma arquitetura belíssima.
O blog possui informações e imagens de dois locais importantes da história pelotense, o Parque da Baronesa e a praça Cel. Pedro Osório.

Tema: Cultivando o patrimônio histórico/cultural.

Público: 6º ano.

Tempo: Três encontros de duas horas aula.

Recursos: Poderão ser utilizadas páginas da internet que contenham informações dos locais (preferencialmente sites institucionais), vídeos do YouTube e fotos do Pinterest. Os estudantes poderão coletar material próprio, oriundo de fotografias e vídeos feitos nos locais pesquisados, bem como entrevistas feitas com a população usuária dos espaços. A produção da atividade será feita no laboratório de informática da escola, que deve conter acesso a internet.

Tarefa: Nessa atividade os estudantes deverão se dividir em grupos de no máximo 4 alunos para pesquisar sobre um prédio ou espaço histórico da cidade de Pelotas. O material coletado/produzido deverá ser organizado em formato de artigo, contendo textos explicativos, que seja possível publicar em um blog. Posteriormente o conteúdo pesquisado será disponibilizado no Blog da disciplina com o auxílio do professor.

Avaliação: A avaliação se dividirá em duas partes de igual peso. Primeiro os estudantes serão avaliados individualmente pela sua participação na construção do trabalho. A segunda parte da avaliação é o resultado final da atividade, se alcançou os objetivos da tarefa, se está correta do ponto de vista dos conteúdos apresentados e se a apresentação do material está adequada.

Conclusão: “Perdemos muito cada vez que nosso patrimônio é demolido, descaracterizado ou mutilado. É como se apagassem uma página de nossa história. São danos irreversíveis”. (Kother, PUC-RS).
Nesse contexto é importante cultivarmos e preservarmos nosso patrimônio histórico/cultural. Essa atividade visa trabalhar esse sentimento dentro dos estudantes de ensino fundamental, objetivando formar cidadãos mais conscientes dessa importante tarefa de preservação cultural.


Um comentário:

  1. Interessante sua proposta de trabalho, nessa idade de 11 anos as crianças ficam muito estimuladas com essas atividades, alem de que conhecer o patrimônio que lhe cerca.

    ResponderExcluir